Na esteira da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada mais votada do estado nas eleições de 2022, Ivana Bastos (PSD), reafirmou seu compromisso em concorrer à presidência da Casa, almejando ser a primeira mulher a ocupar o cargo.
Em entrevista ao Panorama da Bahia, nesta segunda-feira (25), Ivana destacou que a aprovação da PEC não afeta sua determinação, enfatizando que a medida apenas ajustou a legislação estadual à realidade de outras unidades federativas do país. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
“A PEC da Reeleição não muda nada. Nós temos, no Brasil, 27 Assembleias Legislativas com o Distrito Federal. 24 podem ter reeleição, somente 3 que não podia. Uma dessas era a Bahia. Não muda em nada, porque aqui pode, mas o nosso problema é lá no Supremo [STF]. Então não vejo diferença nenhuma. Foi um ajuste. Meu nome tá posto aí pra candidatura do próximo biênio. É uma mulher, uma oportunidade que a gente vê aí. Agora depende de todos os nossos pares”, afirmou a deputada.
A ALBA é atualmente presidida por Adolfo Menezes, também membro do PSD, partido ao qual Ivana pertence. Adolfo já manifestou sua intenção de continuar no cargo por mais dois anos, o que sugere um cenário de disputa interna no partido. A próxima eleição para a presidência da ALBA está prevista para ocorrer em 2025.
Assista: