A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) confirmou apoio institucional ao Simpósio Internacional sobre Justiça Climática e Racismo Ambiental, que será realizado em Salvador no dia 3 de novembro de 2025. A garantia partiu da presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), após reunião nesta terça-feira (23), com a diretoria do Coletivo Nacional de Organização Negra (Connegro).
O encontro teve como pauta o pedido de suporte da Assembleia para a realização do evento, que integra a programação da Semana Pré-COP. Entre as solicitações apresentadas estão a cessão do auditório da ALBA, a transmissão pela TV Assembleia e apoio institucional.
Ivana Bastos assegurou que a Casa está à disposição para apoiar a iniciativa. “Estamos inteiramente à disposição de vocês. O trabalho de conscientização que realizam é magnífico e merece todo o apoio da Casa. Já deixamos reservado o auditório para o evento e todas as solicitações serão analisadas pelo nosso jurídico, para que possamos garantir o suporte dentro das possibilidades legais”, afirmou a presidente.
Segundo o presidente nacional da Connegro, Christiano Santos, o simpósio reunirá autoridades, representantes de universidades, organizações sociais e convidados internacionais para discutir os impactos da crise climática e do racismo ambiental. Ele destacou ainda a entrega simbólica da “Carta de Salvador” à primeira mulher a presidir a ALBA.
“Gostaríamos de fazer a entrega desse documento a uma mulher que representa, nesse contexto, a diversidade que estamos tentando apresentar ao recolocar esse debate na agenda pública. O documento não traz estatísticas, mas sim nomes e identidades”, disse Christiano Santos.