A deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu, na noite desta terça-feira (11), a presidência em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Eleita 1ª vice-presidente em fevereiro, ela tomou posse após o afastamento provisório de Adolfo Menezes (PSD), determinado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Sem discursos formais, Ivana destacou sua solidariedade a Adolfo e se emocionou ao lembrar dos pais falecidos recentemente.
Em nota oficial, Ivana reforçou seu compromisso com a estabilidade institucional e a continuidade dos trabalhos da ALBA. “Assumo a Presidência com responsabilidade e compromisso. No comando da ALBA, garanto que nosso trabalho será pautado pelo respeito às instituições, à Constituição Estadual e aos interesses do povo baiano”, declarou. A deputada afirmou ainda que seguirá acompanhando o rito processual do caso e que aguardará a decisão final do STF com serenidade.
Ivana ressaltou que sua gestão interina manterá o diálogo democrático e a transparência no Legislativo baiano. “A gestão do presidente Adolfo sempre foi marcada pela excelência e pelo respeito às instituições democráticas, e buscarei dar continuidade a esse legado”, afirmou. O Supremo Tribunal Federal deve analisar o caso entre os dias 21 e 28 de fevereiro, definindo o futuro da presidência da Casa.
