O Ministério das Relações Exteriores repudiou as declarações do vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, que acusou um ministro do STF de “usurpar poder ditatorial”. Em nota, o Itamaraty afirmou que a manifestação representa um “ataque frontal” à soberania brasileira e ressaltou que é a segunda atitude hostil do governo norte-americano em três dias.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), também reagiu, chamando a postagem de “arrogante” e uma “gravíssima ofensa” ao país e ao Judiciário. Ela acusou Jair Bolsonaro (PL) de tentar usurpar o poder e de estimular Donald Trump contra o Brasil, reforçando que os Poderes permanecem unidos no combate a tentativas golpistas.
As críticas de Landau foram publicadas originalmente em inglês e traduzidas pela Embaixada dos EUA no Brasil. O governo brasileiro já havia convocado o encarregado de negócios da embaixada para manifestar indignação com postagens que acusam o ministro Alexandre de Moraes de “censura” e “perseguição” a Bolsonaro, e justificam sanções e tarifas contra o país.