O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (21) que cancelou o passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que mora atualmente nos Estados Unidos e está foragido do Brasil.
Em nota, o Itamaraty informou que a providência foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do STF foi revelada pelo jornalista Rodrigo Rangel, do site Metrópoles.
“O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão. O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento”, diz o comunicado.
Segundo informações divulgadas por Rangel, a decisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes. A coluna apurou ainda que a decisão foi comunicada ao Itamaraty e distribuída nesta segunda-feira para a embaixada brasileira nos Estados Unidos.
O ministro determinou também que o cancelamento do passaporte seja incluído no chamado MAR, o Módulo Alerta e Restrição, do Sistema de Tráfego Internacional. Isso faz com que o blogueiro não consiga se locomover para outros países a partir do território americano, onde vive atualmente.
A própria situação de Allan dos Santos nos Estados Unidos fica precária: a partir de agora, ele é um indocumentado no país.
A ordem de prisão
Moraes ordenou a prisão de Allan dos Santos em outubro de 2021. Ele é investigado por difundir fake news e fazer ataques e ameaças a integrantes do STF. O ministro também determinou que o governo de Jair Bolsonaro adotasse providências para solicitar a extradição de Allan dos Santos aos Estados Unidos.
Enquanto isso, o blogueiro segue fazendo o que o levou a ser alvo da ordem de prisão [veja vídeo abaixo]. Na semana passada, em Nova York, ele participou de protestos bolsonaristas contra ministros do Supremo que estavam na cidade para uma conferência. Semanas antes, na Flórida, desafiou Moraes a prendê-lo.