Após o acidente que deixou uma turista morta e seis pessoas feridas no Centro Histórico de Salvador, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou uma força-tarefa com 15 servidores para prestar apoio técnico à superintendência do órgão na Bahia visando contratar obras emergenciais para a Igreja de São Francisco. O local perdeu parte do forro do teto da nave central na última quarta-feira (5) e foi interditado.
Em nota, o Iphan informou que o grupo de servidores reúne arquitetos e engenheiros “de atuação destacada” – a maioria com mais de 15 anos dedicados ao órgão – oriundos da sede e de seis superintendências, incluindo a da Bahia. “A força-tarefa vai auxiliar na instrução processual e seleção da empresa que prestará os serviços emergenciais no teto da igreja”, informou o Iphan.
Em entrevista, nesta quinta-feira (13), a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que as avarias no teto da igreja foram sinalizadas ao Iphan pouco antes da queda e que uma vistoria estava agendada para ser feita no local.