publicidade

INSS prorroga prazo para aposentados contestarem descontos indevidos

Beneficiários podem registrar reclamação pelo Meu INSS, telefone 135 ou agências dos Correios

INSS muda decisão sobre descontos indevidos em aposentadorias

Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil|Foto: INSS/Divulgação

avatar-redacao

por Redação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos em benefícios previdenciários apresentarem contestação. O período terminaria nesta sexta-feira (14), mas foi ampliado para garantir mais tempo aos segurados que ainda não formalizaram a denúncia.

publicidade

As contestações podem ser feitas pelo aplicativo ou site Meu INSS, pelo telefone 135 – disponível gratuitamente de segunda a sábado, das 7h às 22h – ou presencialmente em mais de 5 mil agências dos Correios, que realizam o serviço de forma assistida e sem custo. No Meu INSS, o beneficiário deve acessar “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e selecionar a opção “Não autorizei o desconto” para registrar a reclamação.


Após o envio, a entidade responsável pelo débito tem até 15 dias úteis para responder. Se não houver retorno no prazo, o sistema libera automaticamente a adesão ao acordo de ressarcimento, procedimento gratuito e sem exigência de documentos. Para concluir, o segurado deve acessar novamente o Meu INSS, entrar em “Consultar Pedidos”, selecionar “Cumprir Exigência” e confirmar a opção “Aceito receber”.

publicidade

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade