O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em conjunto com o Ministério da Previdência Social, anunciou o lançamento do cartão Meu INSS Vale+, que possibilita aos aposentados, pensionistas e recebedores de benefícios permanentes a antecipação de até R$ 150 do benefício sem juros, taxas ou correções. O valor, conforme explicado durante o lançamento nesta quinta-feira (28), será descontado na folha de pagamento do mês subsequente e pode ser utilizado em compras essenciais como remédios e alimentos.
“É uma maneira de oferecer um auxílio financeiro imediato e sem custos adicionais aos nossos beneficiários”, declarou o ministro da Previdência, Carlos Lupi. Ele reforçou que o cartão, que não permite saques e é restrito ao uso na função crédito, é uma ferramenta para proporcionar maior qualidade de vida, permitindo aos usuários lidar com despesas urgentes sem preocupações com juros.
O Meu INSS Vale+ é o resultado de uma parceria com diversas instituições financeiras e não requer desbloqueio prévio do benefício para ser usado, garantindo praticidade e acesso rápido ao recurso. De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o cartão também vem com medidas de segurança, como a proibição de uso para apostas e a exigência de um chip e senha pessoal. “Com essas iniciativas, pretendemos fortalecer o apoio aos nossos segurados, garantindo que o adiantamento seja utilizado para a manutenção da dignidade de cada um”, acrescentou Stefanutto.