O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou ontem (15) o edital do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social. As inscrições começam nesta sexta-feira (16) e podem ser feitas até 3 de outubro pelo site do Cebraspe (clique aqui). A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga até o dia 21 de outubro.
De acordo com o órgão, o objetivo é reforçar o quadro de pessoal e melhorar os serviços prestados à população. Com um salário bruto de R$ 5.905,79, o cargo exige nível médio de escolaridade ou curso técnico equivalente, concluído até a data da posse e com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O edital prevê a quantidade máxima de 3.385 aprovados que poderão ser chamados conforme a necessidade do órgão. Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90) e 20% a pessoas negras (202).
Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.
Entre as atividades que serão executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.
Informações apuradas pelo Panorama da Bahia no Ministério da Economia revelam que o número de vagas autorizadas foi bem menor que o necessário. O INSS havia solicitado do Ministério pedido de 7.575 vagas, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.