A Secretaria da Educação da Bahia prorrogou até 2 de abril as inscrições para o curso pré-vestibular gratuito Universidade para Todos (UPT). O programa, que contará com investimento de R$ 18 milhões, vai oferecer 20.110 vagas em 218 municípios dos 27 territórios de identidade. Uma das novidades deste ano é a adesão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às outras instituições públicas parceiras.
Podem se inscrever estudantes da rede pública regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio em 2025, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou egressos da rede estadual e municipal. O cadastro é feito no site upt.educacao.ba.gov.br e a seleção será por sorteio eletrônico no dia 4 de abril. As aulas começam em 22 de abril.
O curso oferece aulas de segunda a sexta, em formato presencial, remoto ou híbrido, nas disciplinas exigidas pelo Enem. Também são ofertadas atividades aos fins de semana, como aulões, simulados, oficinas e orientações profissionais, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e preparar os alunos para os processos seletivos do Ensino Superior.