Search
Close this search box.

Inquérito sobre compra de respiradores segue do STF para a Justiça Federal da Bahia

Investigação envolve o ministro Rui Costa, então presidente do Consórcio Nordeste

STF marca julgamento de denúncia contra irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa
Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil
Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou inquérito que envolve o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a Justiça Federal da Bahia. A investigação é sobre compras de respiradores feitas pelo Consórcio Nordeste, quando Rui era presidente.

Anuncie no PB Branco

“Reconheço a incompetência deste Supremo Tribunal Federal para supervisionar a investigação e declino da competência, determinando a remessa destes autos, bem como das correlatas petições, à Seção Judiciária Federal do Estado da Bahia, para distribuição e prosseguimento das investigações, sem prejuízo de reanálise da competência pelo juízo federal”, disse o ministro na decisão.

O caso estava no STJ porque Rui era governador da Bahia até o ano passado. A remessa ao Supremo foi feita pelo fato de Rui Costa ter prerrogativa de foro como ministro de Estado, devendo, portanto, ser investigado pelo STF.

A remessa ao Supremo foi feita mesmo sem a Polícia Federal ter concluído o seu trabalho. Não há, portanto, acusação formal contra Rui Costa.

O inquérito investiga a compra de 300 respiradores para os hospitais da região Nordeste por R$ 48 milhões, no período da pandemia de covid-19. Os respiradores nunca foram entregues. Costa era o presidente do Consórcio na época da compra e, por isso, é um dos alvos da investigação.

O ministro da Casa Civil ainda não se pronunciou sobre o caso.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.