Influenciadores baianos são presos em operação contra lavagem de dinheiro do narcotráfico

Ação da Polícia Civil da Bahia prendeu 14 suspeitos em Salvador

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (5), uma operação em parceria com as forças de segurança de outros estados, visando desarticular uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro do narcotráfico por meio de rifas ilegais. Ao menos 21 pessoas foram presas, sendo 14 em Salvador. Entre os detidos estão os influenciadores digitais baianos José Roberto, conhecido como Nanan Premiações, e Ramhon Dias, que somam cerca de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais, onde promoviam sorteios de prêmios de alto valor, como veículos de luxo.

A operação, coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Bahia, identificou um esquema que movimentou cerca de R$ 3 bilhões, segundo as investigações. O dinheiro ilícito era lavado por meio de depósitos fracionados, compra de bens de luxo, e transações bancárias que envolviam empresas de eventos, publicidades e casas de câmbio. Além das prisões em Salvador, houve detenções em Goiás, Ceará e Espírito Santo, e um dos alvos da operação morreu ao resistir à prisão.

A operação teve o apoio das polícias civis de São Paulo, Paraíba, Paraná, e da Interpol, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo nota oficial do ministério, a organização criminosa utilizava uma série de transações bancárias e saques para ocultar a origem do dinheiro obtido com o tráfico de drogas e jogos ilegais.

A ação aconteceu um dia após a Polícia Civil de Pernambuco prender a influenciadora Deolane Bezerra, também acusada de lavagem de dinheiro em um esquema semelhante que envolvia apostas online. Deolane, em mensagem divulgada nas redes sociais, afirmou que está sendo vítima de uma injustiça.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O Panorama da Bahia tentou contato com os advogados de José Roberto e Ramhon Dias, mas não obteve resposta até o momento. O caso segue em investigação, com mais detalhes a serem divulgados conforme o andamento das apurações.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.