Search
Close this search box.

Inflação sobe e registra maior variação para fevereiro desde 2015

A inflação tende a aumentar a partir de março, com os reflexos econômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Inflação
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O índice oficial de inflação do Brasil teve alta de 1,01% em fevereiro, registrando a maior variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o mês desde 2015 (1,22%). Os números foram divulgados nesta sexta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio além das expectativas do mercado financeiro. Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam taxa de 0,95%. No mês anterior, a taxa foi de 0,54%.

Com o avanço em fevereiro, o IPCA chegou a 10,54% no acumulado de 12 meses. Na divulgação de janeiro, a taxa acumulada estava em 10,38%.

A inflação tende a aumentar a partir de março, com os reflexos econômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que dão sinais de piora nas projeções de analistas para o ano.

O conflito já provocou disparada de commodities como o petróleo, gerando um aumento significativo de combustíveis no Brasil nesta semana.

Ao permanecer em dois dígitos, o IPCA continua distante da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central). O centro da medida de referência neste ano é de 3,50%. O teto é de 5%.

De acordo com analistas, o IPCA deve estourar a meta em 2022. Se a estimativa for confirmada, será o segundo ano consecutivo de descumprimento. Em 2021, o avanço do índice foi de 10,06%.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.