A eleição para a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi adiada para a próxima terça-feira (2). A votação, que aconteceria nesta terça (26), após a sessão ordinária, foi suspensa por falta de quórum. A cadeira está vaga desde que a deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu a presidência da Casa, substituindo Adolfo Menezes.
De acordo com o Regimento Interno, a vaga na Mesa Diretora será ocupada por um parlamentar do Partido dos Trabalhadores, o que foi acatado pelas lideranças partidárias. A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) indicou a deputada Fátima Nunes [foto] como candidata oficial, com base em decisão interna do partido. Fátima cumpre seu sexto mandato consecutivo.
No entanto, durante a sessão, o deputado petista Júnior Muniz [foto] anunciou o desejo de disputar o cargo, contrariando a indicação partidária. Embora o PT tenha buscado evitar um bate-chapa, o regimento permite a candidatura avulsa durante a sessão preparatória da eleição. Com o impasse instalado, não houve acordo entre os parlamentares da legenda.
A presidente Ivana Bastos, após consultar lideranças como o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo, decidiu adiar a votação. Com o plenário esvaziado e a falta de quórum, a sessão foi encerrada sem a definição da nova vice-presidência. A bancada petista tentará uma conciliação até a próxima terça-feira, quando está prevista a nova tentativa de votação.