A exposição “Ginga Nagô”, mostra fotográfica do ícone do fotojornalismo baiano, mestre Anízio Carvalho, 93 anos, será aberta na próxima quarta-feira (19), às 10h, no Museu de Imprensa, no Centro Histórico de Salvador. A mostra é promovida pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), sob a curadoria do premiado fotógrafo Manu Dias. A entrada é gratuita.
Às vésperas de completar um centenário de vida – nasceu em 23 de fevereiro de 1930, em Conceição da Feira – Anízio reúne um acervo de quase seis décadas de atuação plena como repórter fotográfico. Para evitar que esse material se perca, a ABI e a família do decano estudam formas de garantir a preservação das imagens por meio de uma curadoria de conteúdo. A exposição é apenas o primeiro passo desse projeto.
“Ele teve a oportunidade de testemunhar fatos que entraram para a história e foram registrados por suas lentes. Foi um dos poucos que tiveram a sabedoria de guardar os negativos, que são verdadeiras relíquias para a memória do estado”, salienta o presidente da ABI, Ernesto Marques.
O curador Manu Dias destaca as contribuições de Anízio para o fotojornalismo: “Testemunha viva da Bahia boêmia, atravessou a ditadura e as rusgas políticas, com muita ginga, malemolência e a astúcia dos grandes jornalistas que sabem chegar”, elogia.
Manu Dias leva para a mostra imagens de grandes artistas de uma época áurea da Bahia, o encontro de Anízio com o candomblé, flagras da vida política, manifestações culturais e o drama do incêndio da Feira de Água de Meninos, entre outras.
Bastante animado com a exposição, Anízio se diz “feliz e orgulhoso” e não contém a ansiedade. A família confirma: ele conta os dias para a abertura da mostra, que vai chancelar seus quase 60 anos de vida profissional.
SERVIÇO:
– O quê: Exposição “Ginga Nagô”, do fotojornalista Anízio Carvalho
– Quando: Dia 19 de abril, às 10h
– Onde: No Museu de Imprensa da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no Térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé, Salvador.
– Quanto: Gratuito