Search
Close this search box.

IBGE: Coleta para o Censo Demográfico 2022 começa nesta segunda

Os primeiros resultados deverão ser publicados em dezembro deste ano

IBGE Senso
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (1º), começa a coleta domiciliar de dados do Censo Demográfico 2022, que pretende fazer um novo retrato do país, permitindo conhecer melhor a realidade da população estimada em 215 milhões de habitantes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), milhares de recenseadores dos quatro cantos do Brasil vão visitar casas em 5.570 municípios, cruzando rios e estradas de barcos, voadeiras, carros, carroças, motocicletas, bicicletas, aviões e até em lombos de animais, para registrar dados que permitam compreender a diversidade nacional.

Com dois anos de atraso — já que deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia —, o 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A expectativa do IBGE é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O levantamento deverá ser encerrado em outubro.

Anuncie no PB Branco

Os primeiros resultados relacionados ao tamanho da população por município deverão ser publicados em dezembro deste ano. Os dados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão liberados ao longo de 2023.

A expectativa do IBGE é identificar 76 milhões de domicílios. Todas as casas serão geolocalizadas. Com isso, será possível saber com exatidão a quantidade de moradias em determinado local.

Os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Neste, haverá um QR Code que poderá ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão poderá confirmar o nome e a foto do pesquisador. Portanto, a população não precisa ter medo de abrir a porta aos recenseadores. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE, no número 0800-721-8181.

Questionários

Entre as novidades introduzidas pelo Censo 2022 está a melhor identificação de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e indígenas, que responderão a questionários específicos. Haverá ainda perguntas para pessoas com deficiência ou diagnosticadas com transtorno de espectro autista (TEA).

Para a população em geral, o Censo terá dois questionários, a exemplo do que aconteceu em edições anteriores: um menor, que levará cinco minutos para ser preenchido; e outro mais extenso, destinado a 10% da população, que deverá ser respondido num tempo estimado de 16 minutos. Ainda de acordo com o IBGE, todos os dados serão registrados em dispositivos móveis, de forma criptografada (protegida).

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.