O vereador de Salvador, Professor Hamilton Assis (PSOL), saiu em defesa do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) após a oposição cogitar apresentá-lo ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) por apoiar protestos de servidores contra o reajuste salarial aprovado pela Câmara Municipal.
“Querem transformar o deputado Hilton Coelho no Glauber Braga da Bahia, só pode ser isso”, afirmou Hamilton, em referência ao deputado federal do PSOL alvo de tentativa de cassação.
Hamilton acusou os parlamentares opositores de perseguirem Hilton por sua atuação junto aos movimentos sociais. “Qualquer outro olhar é uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais e impedir que a população exija seus direitos”, disse, destacando que o deputado apenas se solidarizou com os trabalhadores públicos em manifestação contra o Projeto de Lei nº 174/2025.
O vereador também denunciou a repressão sofrida por servidores e professores durante a votação do projeto. “Professoras foram agredidas, sindicalista preso, usaram até spray de pimenta contra quem veio aqui reivindicar os seus direitos”, relatou. Para ele, o mandato de Hilton representa resistência e não pode ser criminalizado por estar ao lado do povo. “Lutar não é crime”, concluiu.
>> Veja também: Clima de guerra na Câmara: vereadores aprovam reajuste dos servidores em meio a brigas, invasão e protestos.