A Micareta de Feira de Santana acontecerá de 18 a 21 de abril. Para garantir o estoque de sangue durante a folia, a Hemoba promove campanha de mobilização de doadores, a partir desta quarta-feira (10), com folhetos, spot, vídeo e peças para redes sociais. De 17 a 22/04, a unidade de Hemoba da cidade estará fechada, já que está localizada no circuito da festa, na Avenida Presidente Dutra, onde serão montados palcos para as apresentações, praça de alimentação e camarotes dos veículos de comunicação.
Para reforçar a coleta, a unidade móvel (Hemóvel) atenderá nesta quarta-feira (10), de 9h às 17h, e, na quinta-feira (11), de 8h às 16h, em frente ao Ambulatório do Hospital Clériston Andrade. A coordenadora da Hemorrede da Hemoba, Iara Matos, convida os voluntários a comparecerem nas unidades fixa e móvel para garantir um estoque seguro para a folia e demais situações. “O fechamento da unidade no período da micareta pode comprometer o atendimento das demandas transfusionais dos hospitais da região, por isso contamos com a solidariedade do povo feirense para que façamos uma boa coleta prévia”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e cerca de 1.300 bolsas de sangue por mês, considerando a capacidade de coleta de 60 bolsas diárias. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e no sábado, das 7h30 às 12h30, com uma equipe multidisciplinar. Presta também os serviços de expedição e compatibilidade de bolsas, com atendimento 24 horas por dia. A UCT é destinada ao atendimento hemoterápico dos habitantes de Feira de Santana e dos 28 municípios da Região de Saúde, que abrange um total de 1.184.358 habitantes.
Critérios
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.