A comunidade escolar de Heliópolis iniciou nesta sexta-feira (25) encontros preparatórios para a retomada das atividades escolares, após a tragédia que resultou na morte de quatro jovens estudantes. Com o apoio de equipes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação do Estado (SEC) e da Prefeitura, o retorno às aulas na rede municipal está marcado para o dia 29 de outubro, com foco em acolhimento e apoio emocional aos alunos e professores.

Desde o ocorrido, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais tem atuado no município para prestar suporte emocional. “A maioria dos profissionais está motivada para esse retorno, com algumas modificações e com todo o suporte que nós estamos sendo capazes de proporcionar”, destacou Sarah Vieira, psicóloga do MEC e coordenadora do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Unidades Escolares (NRRUE). Ela enfatizou a importância de honrar as vítimas e dar continuidade ao processo educativo de forma segura e acolhedora.
Professores como Lucas Rocha e Josefa Barbosa afirmaram se sentir mais preparados para o retorno às aulas, destacando a importância do acolhimento e da continuidade educacional para os alunos. “A educação transforma, e é importante estar no meio escolar para ajudar nossos jovens a superar este momento”, disse Lucas. A professora Josefa reforçou: “Essas reuniões são de fundamental importância para nos fortalecer e chegar com mais ânimo e energia”.
A secretária de Educação de Heliópolis, Eluiza Mendes, ressaltou o sentimento de união entre os profissionais e autoridades. “Estamos nos unindo, mais do que nunca, para ajudar a comunidade e toda a rede de ensino”, afirmou. A superintendente Rosário Muricy, da SEC, garantiu que as equipes de apoio permanecerão no município enquanto necessário, destacando a importância de um retorno tranquilo e seguro para todos.