O deputado Hassan (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa (ALBA), a reestruturação e ampliação do serviço de abastecimento de água em Jequié e nos principais povoados da região.
Hassan, que é membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, argumenta que o abastecimento de água, “além de ser um direito fundamental de toda a população, é um fator vital de promoção da saúde, contribuindo para evitar ou reduzir internações por diarreia e morbidades hospitalares decorrentes de infecções parasitárias”.
O parlamentar destaca ainda que o eficiente serviço de abastecimento de água promove a cidadania das comunidades rurais, população mais exposta por falta de um tratamento adequado, e aponta que “se tratando de um serviço público essencial, tem o potencial de contribuir para a melhor execução das mais diversas atividades”.
Diante das considerações apresentadas, Hassan detalhou as necessárias ações de estruturação do serviço de abastecimento de água, na sede e nos principais povoados de Jequié, nos seguintes termos: Na Sede, região atendida pela Embasa, ampliação e melhorias no abastecimento para as zonas altas e bairros mais afastados do centro, a exemplo da Comunidade de Queimadas, Baixão, Fazenda Velha, Assentamento Santa Cruz, Barra e Chácara Provisão.
>> Veja também: Hassan solicita ao governador instalação de Delegacia da Mulher em Jaguaquara.
As comunidades de Morro dos Macacos, Salgado, Poço Dantas, Aroeira e Fazenda dos Pequeninos não possuem água tratada e, como estão próximas à sede, é necessária extensão de rede para interligar ao sistema da Embasa.
As comunidades Povoado Ouro, Castanhão, Nova Esperança e Boaçu, possuem sistema integrado de tratamento de água implantado pela Cerb, operado pela prefeitura, porém a transferência da gestão para a Embasa pode trazer melhorias.
O deputado explicou ainda que é necessário viabilizar a reforma e melhoria dos sistemas instalados pela Cerb que servem a população dos povoados de Florestal, Oriente Novo, Itajuru, Itaibó e Monte Branco. E finalizou solicitando a implantação de um sistema simplificado para atender aos povoados rurais que são abastecidos por captação de água de chuva e captação em poços, nascentes e rios.