O professor Flaviano Pinheiro Neto, figura proeminente no cenário educacional de Jequié e região, faleceu em Salvador nesta quarta-feira (19) devido a complicações de saúde. O deputado estadual Hassan (PP) expressou profundo pesar pela perda do educador, reconhecido por seu papel na consolidação de Jequié como um importante polo educacional. “O professor Pinheiro deixa um legado indelével que continuará a inspirar muitas gerações”, disse Hassan, enquanto registrava uma moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Durante sua carreira, Flaviano Pinheiro, que também era médico veterinário, estabeleceu-se em Jequié nos anos 60 com sua esposa, Edna Soares Pinheiro, e juntos fundaram o Colégio Antônio Pinheiro (CAP), que formou muitos cidadãos notáveis da região. Além de sua contribuição para a educação privada, o professor Pinheiro também foi diretor do extinto Instituto Biológico da Bahia (IBB) e lecionou Física no antigo Instituto de Educação Régis Pacheco, agora Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco.
Hassan destacou a paixão de Pinheiro pela educação como um elemento transformador na sociedade. “Ele sempre valorizou o ensino e acreditava firmemente que a educação é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade”, ressaltou o deputado. A contribuição de Flaviano Pinheiro para o ensino deixou marcas profundas, tanto em sua família, com filhos seguindo seus passos no setor educacional, quanto na comunidade acadêmica de Jequié.