O vereador Hamilton Assis (PSOL) solicitou à Prefeitura de Salvador informações sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS). O prazo para envio da proposta à Câmara Municipal venceu em junho de 2024, mas até o momento a gestão de Bruno Reis (União Brasil) não apresentou um cronograma. “O PDDU prevê direitos essenciais como habitação, mobilidade e saneamento. Qualquer mudança precisa ser amplamente debatida com a população”, afirmou o vereador.
Hamilton também pediu que os estudos técnicos sobre a revisão do PDDU e LOUOS sejam divulgados publicamente e que a prefeitura apresente um plano de mobilização social para garantir a participação dos cidadãos no debate. “A capital baiana só vai reduzir desigualdades quando a população for ouvida democraticamente em todas as decisões”, pontuou.
O vereador criticou decisões que, segundo ele, não beneficiam a população, citando o alto preço da tarifa de ônibus em Salvador. “Não podemos deixar que o PDDU seja pensado para favorecer uma minoria com poder econômico. Queremos e vamos inserir a população nesse debate primordial para o bem viver de todos e todas”, concluiu. Até o momento, a prefeitura não respondeu ao pedido de informações.