publicidade

Tarifa de importação de alimentos é zerada pelo governo; veja produtos beneficiados

Objetivo é frear alta da inflação e facilitar acesso a itens essenciais

Lula e Alckmin

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para tentar frear a alta dos preços e combater a inflação, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) a redução a zero do Imposto de Importação sobre nove alimentos básicos. A decisão foi divulgada após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros e empresários, no Palácio do Planalto.

Entre os produtos que terão impostos zerados estão azeite, milho, café, carnes, açúcar, sardinha, biscoitos, óleo de girassol e massas alimentícias (macarrão). Alckmin afirmou que a redução entrará em vigor após aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). “O governo está abrindo mão de imposto em favor da redução de preço”, enfatizou.

publicidade

Alckmin garantiu ainda que a medida não afetará negativamente os produtores brasileiros. “Estamos complementando. Não vai prejudicar o produtor, mas beneficiar os consumidores”, declarou o vice-presidente, que destacou também o aumento das cotas para importação de óleo de palma de 65 mil para 150 mil toneladas.


Além da isenção tarifária, o governo anunciou ações adicionais para garantir o abastecimento interno, como o fortalecimento dos estoques reguladores da Conab, prioridade aos alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra e ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), visando acelerar o processo de liberação sanitária dos produtos para venda nacional.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade