Tarifa de importação de alimentos é zerada pelo governo; veja produtos beneficiados

Objetivo é frear alta da inflação e facilitar acesso a itens essenciais

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para tentar frear a alta dos preços e combater a inflação, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) a redução a zero do Imposto de Importação sobre nove alimentos básicos. A decisão foi divulgada após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros e empresários, no Palácio do Planalto.

Entre os produtos que terão impostos zerados estão azeite, milho, café, carnes, açúcar, sardinha, biscoitos, óleo de girassol e massas alimentícias (macarrão). Alckmin afirmou que a redução entrará em vigor após aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). “O governo está abrindo mão de imposto em favor da redução de preço”, enfatizou.

Alckmin garantiu ainda que a medida não afetará negativamente os produtores brasileiros. “Estamos complementando. Não vai prejudicar o produtor, mas beneficiar os consumidores”, declarou o vice-presidente, que destacou também o aumento das cotas para importação de óleo de palma de 65 mil para 150 mil toneladas.

Além da isenção tarifária, o governo anunciou ações adicionais para garantir o abastecimento interno, como o fortalecimento dos estoques reguladores da Conab, prioridade aos alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra e ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), visando acelerar o processo de liberação sanitária dos produtos para venda nacional.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.