Um ambiente de proteção e respeito aos direitos humanos durante o carnaval de Salvador. Com esse propósito, o Governo do Estado realiza novamente o Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que terá início oficial na próxima quinta-feira (27), marcando o primeiro dia da festa. A ação, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e executada pela ONG Pontos Diversos, tem como objetivo central assegurar que todos os foliões, em especial os mais vulneráveis, possam aproveitar a celebração com dignidade e sem medo de violações de direitos.
Crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, idosos, mulheres, pessoas negras e catadores/as de recicláveis são algumas das parcelas da população que terão a quem recorrer caso sofram abusos durante a folia momesca 2025. Com a proposta de ampliar a abrangência e garantir mais agilidade no atendimento, este ano o serviço será oferecido em dois postos fixos nos circuitos do Carnaval: um na sede do Procon, localizada na Rua Carlos Gomes, 746, no bairro 2 de Julho, e outro na Barra-Ondina, no Edifício NAU, na Rua Alfredo Magalhães, 115, das 9h às 3h da madrugada. A grande novidade deste ano é a instalação de um stand na Estação de Metrô da Lapa, ampliando ainda mais o alcance da ação.
O plantão, que segue até o dia 4 de março, será composto por uma equipe de mais de 200 profissionais capacitados para receber denúncias, realizar atendimentos e promover a campanha ‘Respeito é Nosso Direito’, com o objetivo de combater qualquer forma de violência, discriminação e abuso durante o evento. Os casos serão analisados, registrados e encaminhados aos órgãos competentes, como o Ministério Público, Defensoria Pública e a Polícia, conforme a gravidade da situação.