O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Santo Amaro neste domingo (4) para vistoriar as áreas afetadas pelas fortes chuvas que caíram sobre o município. Após sobrevoar regiões alagadas, ele acompanhou de perto as ações de apoio às famílias atingidas e entregou kits de ajuda humanitária. Em 24 horas, mais de 180 mm de chuva causaram o transbordamento do Rio Subaé, atingindo cerca de 400 famílias.
A mobilização do Governo do Estado envolve Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sesab, Bahia Sem Fome e outras secretarias. Foram enviados medicamentos, hipoclorito, ambulância, água e cestas básicas, além de atendimento domiciliar, vacinação e apoio psicológico. “A prefeitura não está sozinha. Estamos aqui para garantir segurança, alimento e dignidade para quem mais precisa”, afirmou Jerônimo.
As ações continuam com distribuição de alimentos, monitoramento de áreas de risco e atendimento prioritário aos grupos vulneráveis. O Procon Bahia também atua para garantir os direitos dos consumidores e fiscaliza a atuação de empresas de serviços essenciais na região. A situação em Santo Amaro é acompanhada em tempo real, com prioridade total do governo estadual.