O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, um pacote emergencial para socorrer empresas exportadoras brasileiras prejudicadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos nacionais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento e confirmou a assinatura de uma Medida Provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para as empresas afetadas.
Além do crédito, o pacote inclui o adiamento do pagamento de tributos federais por até dois meses, a ampliação das compras governamentais — especialmente de produtos perecíveis — e medidas para estimular a abertura de novos mercados para os exportadores brasileiros.
Lula ressaltou que essas são apenas as primeiras etapas de um plano mais amplo de proteção à indústria nacional. O governo pretende, ainda, priorizar o conteúdo local nas compras públicas e diversificar os parceiros comerciais. Com o diálogo com os EUA travado, o Brasil vem intensificando negociações com outros países, como Índia, China e Rússia.