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Governo lança portal que aciona Polícia em caso de perda, furto ou roubo de objetos cadastrados

O Alerta Cidadão poderá ser acessado pelo site e/ou aplicativo, e estará em operação no Carnaval

Governo lança portal que aciona Polícia em caso de perda, furto ou roubo de objetos cadastrados
Foto: Fernando Vivas/GovBA
Foto: Fernando Vivas/GovBA

O Governo da Bahia anunciou hoje o lançamento do “Alerta Cidadão”, um portal inovador que permite aos cidadãos baianos cadastrar e monitorar veículos, celulares e bicicletas, acionando automaticamente as forças de segurança em caso de perda, furto ou roubo. A iniciativa, assinada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), estará disponível tanto em site quanto em aplicativo e já entrará em funcionamento durante o Carnaval deste ano.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do portal como um canal eficaz para agilizar a localização de bens perdidos, utilizando as tecnologias disponíveis. “Esse portal vai ser um canal de aproximação entre o que a pessoa perdeu (o seu patrimônio) e a chance de encontrar com rapidez”, afirmou Jerônimo.

O portal, acessível através do endereço alertacidadao.ssp.ba.gov.br, foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da SSP, apresentando um layout intuitivo que permite o fácil cadastramento de bens pela população. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, restringindo o status do objeto roubado e permitindo que o proprietário acompanhe a situação da denúncia e recuperação do bem.

Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública, explicou que o Alerta Cidadão também terá um papel preventivo, possibilitando a consulta de celulares, bicicletas ou carros para verificar se foram roubados. Os dados identificadores dos objetos registrados, como o IMEI para celulares, a placa para veículos e o número de série para bicicletas, serão fundamentais para a localização dos bens.

O alerta temporário, com duração de até 48 horas, deverá ser seguido pelo registro de boletim de ocorrência, presencialmente em alguma delegacia do estado ou por meio da delegacia virtual, transformando o alerta em caráter permanente, respaldado pelo boletim de ocorrência. O alerta emitido poderá ser visualizado pelos policiais durante abordagens ou investigações policiais através de um aplicativo.

Geraldo Júnior, vice-governador e coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, ressaltou a importância do Alerta Cidadão como uma política inclusiva de proteção e direitos humanos. “Estamos cada vez mais avançando na tecnologia, na informação, para cuidar do nosso povo. Com o Alerta Cidadão, baianos e turistas terão mais essa segurança”, concluiu Júnior.

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