Search
Close this search box.

Governo lança licitação para revitalização do Parque de Pituaçu

Primeira etapa das obras terá investimento de R$ 25 milhões e foco na ciclovia

Foto: Manu Dias/GovBA
Foto: Manu Dias/GovBA

O Parque Metropolitano de Pituaçu, uma das maiores áreas verdes de Salvador, será revitalizado. O governo do estado lançou a licitação para a primeira etapa das obras, com investimento de R$ 25 milhões, abrangendo toda a extensão da ciclovia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) no Centro Administrativo, com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues.

“O Parque de Pituaçu é um espaço de encontro da diversidade, um encontro de todas as classes. É uma área de lazer e também para a prática de esportes, que estabelece o convívio entre os diversos pontos da nossa cidade”, afirmou Geraldo, enfatizando a importância de combinar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é responsável pela ação, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). A licitação, que tem 90 dias para ser concluída, será publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (21). O prazo de execução do projeto é de até 12 meses.

Anuncie no PB Branco

Melhorias na Infraestrutura

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, destacou que a obra marca o início da ressignificação das unidades de conservação, com a participação da sociedade. “Nós temos na cidade de Salvador esses belíssimos parques, que vão desde o Abaeté, Zoológico, São Bartolomeu e o de Pituaçu. É para se preservar, mas ao mesmo tempo desenvolver e envolver a sociedade para um uso sustentável, turístico e regenerativo”, explicou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O projeto de revitalização inclui a construção de cinco quilômetros de passeio, novos pontos de apoio e de primeiros socorros, bicicletário, cercamento de trechos do parque, iluminação, paisagismo, contenção de taludes e soluções para alagamentos no KM 9 da ciclovia.

Benefícios para a Comunidade

A coordenadora do parque, Bernadete Argolo, ressaltou que a requalificação trará benefícios significativos, tanto para a beleza cênica quanto para a comunidade local. “Acredito que isso vai gerar emprego e renda. Vai ser muito melhor para a comunidade do entorno. A Bahia vai ter muito a ganhar com aquele espaço. Vai ser um espaço voltado ao turismo, ao entretenimento, ao lazer e à cultura”, disse.

Parque de Pituaçu

Criado em setembro de 1973, o Parque Metropolitano de Pituaçu possui 392 hectares e preserva uma área remanescente de Mata Atlântica. É a maior área verde de uso público de Salvador, com infraestrutura que permite a preservação do espaço e o uso pela população. O parque é lar de uma diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, além de possuir uma lagoa com quatro quilômetros de extensão e 200 mil metros quadrados de espelho d’água.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.