Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Governo do Estado mantém mobilização para atender demandas de emergência dos atingidos pelas fortes chuvas

Autoridades intensificam ações de resposta e monitoramento frente aos estragos causados pelas precipitações

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Governo do Estado segue mobilizado para atender as demandas de emergência, a fim de socorrer a população atingida pelas fortes chuvas em diversas regiões da Bahia. Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (27), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em municípios baianos. Até a situação presente, são 375 desabrigados, 2.231 desalojados e seis óbitos em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 75 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 41 estão com decreto de Situação de Emergência (SE): Anagé, Barra, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Milagres, Monte Santo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saubara, Ubaíra, Wanderley, Maiquinique, Nordestina, Valença, Itororó, Pedro Alexandre, Santa Luzia, Angical, Paulo Afonso, Apuarema, Boa Vista do Tupim, Feira de Santana, Caetité, Itamari, Varzedo, Canavieiras, Luís Eduardo Magalhães e Santaluz. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Vale salientar que as informações são atualizadas diarimente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.

Rodovias afetadas

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT) está monitorando de perto as rodovias das regiões Sul, Sudoeste, Oeste e Nordeste desde o início das chuvas, em 24 de janeiro. Até o momento, foram registradas 39 ocorrências, das quais 16 já foram solucionadas.

  • Estradas com tráfego interditado:
    • BA-381 – Quijingue – Cansanção: Serviços de recomposição do aterro nos dois bueiros danificados foram iniciados nesta terça-feira, com o tráfego permanecendo interditado.
  • Estradas com tráfego em meia pista:
    • BA-459 – Anel da Soja: Erosão do aterro no km 38 está sendo reparada, com previsão de conclusão na primeira semana de março. Na BR-245, em Coaceral, o tráfego está em meia pista devido a um buraco causado pelas chuvas.
  • Tráfego por desvio:
    • BA-130 – Ponto do Astério – Ibicuí – distrito de Itaiá – Nova Canaã – Iguaí – Poções: Implantação de desvio concluída entre Ibicuí e o distrito de Itaiá, permitindo tráfego de veículos leves. Em Ponto do Astério, um bueiro cedeu, exigindo um desvio enquanto a construção de uma galeria é realizada, com previsão de conclusão para março.
    • BA 513 – Maragogipe – São Roque do Paraguaçu: Desvio ativo com restrição apenas para carretas, enquanto a Seinfra estuda soluções para a erosão do aterro ocorrida em 17 de fevereiro.

A população é orientada a manter-se atenta às informações das autoridades locais e a evitar áreas de risco. O Governo do Estado reitera seu compromisso em prestar assistência às comunidades afetadas e em trabalhar incessantemente para mitigar os impactos causados pelas chuvas.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.