O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (20), em Ipiaú, o Projeto Parceiros da Mata, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de cerca de 352 mil pessoas em comunidades rurais de quatro territórios de identidade: Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas.
O projeto, que contará com um investimento de R$ 750 milhões até 2030, visa promover o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica da Bahia, beneficiando 77 municípios.
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o projeto focará na proteção e recuperação ambiental, melhoria da renda e fortalecimento da agricultura familiar, promovendo uma transformação significativa nas áreas rurais do estado. A solenidade de lançamento foi realizada na praça de eventos Álvaro Jardim, em Ipiaú, cidade contemplada pela iniciativa.
“O foco mais forte é garantir a preservação da Mata Atlântica e a recuperação das nascentes, mas acima de tudo, promover melhorias na vida das pessoas que ali moram, como as comunidades indígenas, quilombolas, com investimentos que vão desde o acesso ao tratamento de água e o saneamento básico. Vamos também melhorar as condições de agroindustrialização das cooperativas para fazer gerar renda, emprego, qualidade no campo, tudo aliada à preservação do meio ambiente”, pontuou o governador.