Search
Close this search box.

Governo do Estado entrega policlínica em Narandiba

Unidade oferece 14 mil consultas e exames por mês

Governo do Estado entrega policlínica em Narandiba
Policlínica Narandiba, com capacidade para oferecer mais de 14 mil consultas e exames por mês. | Foto: Manu Dias/GovBA
Foto: Manu Dias/GovBA
Foto: Manu Dias/GovBA

Inaugurada na manhã desta segunda-feira (13) com um investimento de R$ 24,1 milhões, a policlínica de saúde em Narandiba é a primeira deste modelo implantada pelo Governo do Estado em Salvador, e vai oferecer mais de 14 mil consultas e exames por mês, exclusivamente para moradores da capital. A administração da unidade está sob responsabilidade da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), com operação financiada 100% pela gestão estadual. O investimento incluiu as obras de construção e a aquisição de equipamentos.

O equipamento reúne o esforço do Estado em investir na medicina preventiva, além de ser um instrumento que irá auxiliar os atendimentos represados ao longo da pandemia de covid-19, com o objetivo de zerar a fila de cirurgias e tratamentos. “A inauguração dessa Policlínica possibilita que as pessoas realizem exames e possam levá-los ao médico, aqui, ou em outro lugar, para que façam o tratamento que precisa ser feito”, explicou o governador Rui Costa.

Atendimento à população

O atendimento na policlínica em Narandiba é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. O cidadão que reside em Salvador poderá acessar o serviço por meio de agendamento, via SAC Digital (pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo), e pelo 0800 071 5353, a partir de demanda espontânea. A unidade também atenderá por meio da regulação de pacientes já cadastrados, que aguardam por cirurgias eletivas, para a realização de consultas complementares e exames pré-operatórios.

“A Policlínica oferece uma forma bastante democrática de acesso. Está disponível para assistir às pessoas que moram no município de Salvador, através de duas formas de acesso: para quem já está na lista única dos hospitais do Estado para a realização de cirurgia eletiva, adiantaremos os exames e consultas deste paciente. Outra forma de acesso é para quem tem uma requisição de consulta ou exame, estes podem agendar atendimentos pelos nossos canais digitais e por telefone”, reforçou a secretaria estadual da Saúde, Adélia Pinheiro.

O equipamento atenderá cidadãos que estão à espera de procedimentos como plástica mamária feminina não estética, tiroidectomia, colecistectomia, hernioplastia, fistulectomia anal, hemorroidectomia, tratamento de varizes de MMII, além de histerectomia, miomectomia, colpoperineoplastia e laqueadura tubária. Também podem procurar o serviço para a realização de consultas e exames complementares aqueles pacientes encaminhados para os procedimentos de ooforectomia, instalação ou retirada de cateter de Duplo J, nefrolitotomia e pielolitotomia, nefrectomia, prostatectomia e RTU de próstata, além de tratamento cirúrgico de hidrocele, varicocele e vasectomia.

Consultas médicas

Neste primeiro momento, a Policlínica em Narandiba conta com oferta de consultas médicas nas especialidades de angiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. A unidade ainda disponibiliza exames de diagnóstico, a exemplo de ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, ergonometria, bem como citopatológicocérvico-vaginal/microflora e citopatológico de colo do útero, conhecido como Papa Nicolau, exame preventivo da saúde da mulher.

Mais serviços

Após zerar as demandas reprimidas de cirurgias eletivas nas especialidades atendidas na Policlínica Narandiba, o que está previsto para acontecer em julho deste ano, a unidade irá disponibilizar outros serviços como consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.

Nesta segunda etapa, a população também poderá ter acesso à farmácia clínica, enfermagem, atendimento psicológico e nutricional, além de mais serviços de apoio ao diagnóstico, a exemplo de exames como MAPA, holter, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, ultrassonografia doppler, raio-X, mamografia, audiometria e urodinâmica.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.