Governo da Bahia alerta para golpes e reforça segurança digital da plataforma BA.GOV.BR

Acesso a serviços públicos deve ser feito apenas pelo site ou aplicativo oficial, orienta Prodeb

Governo da Bahia alerta para golpes e reforça segurança digital da plataforma BA.GOV.BR
Foto: Matheus Landim/GovBA
Foto: Matheus Landim/GovBA

O Governo da Bahia reforçou o alerta à população sobre o uso seguro da plataforma BA.GOV.BR. O objetivo é prevenir golpes virtuais e garantir que os cidadãos utilizem os serviços públicos apenas por canais oficiais. “A população deve acessar apenas através do site oficial, ou aplicativo oficial. Nunca por links enviados por mensagens”, explicou Walter Trovijo, assessor de Segurança e Proteção de Dados da Prodeb, empresa estatal responsável pela segurança digital do Estado.

Trovijo destacou que o sistema conta com monitoramento contínuo e tecnologias avançadas de proteção contra fraudes. O delegado Jorge Figueiredo, da Polícia Civil da Bahia, orienta a verificar o cadeado de segurança na barra do navegador e ficar atento a sinais de sites falsos, como erros de português e imagens distorcidas. “Evite clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais, mesmo que pareçam confiáveis”, alertou.

O governo também esclarece que nenhum programa social estadual cobra taxa de inscrição. Iniciativas como CNH da Gente e CNH na Escola terão inscrições gratuitas e feitas exclusivamente pela plataforma BA.GOV.BR a partir de 16 de junho. Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode utilizar os canais de atendimento pelo WhatsApp (71) 4020-5353, telefone 0800 071 5353 ou e-mail faleconosco@ba.gov.br.

Para vítimas de golpes virtuais, a recomendação é reunir provas — como prints, mensagens e comprovantes — e procurar a Delegacia Virtual ou unidades especializadas, como o Ciber-LAB e a DREOF. O delegado Jorge Figueiredo também sugere cadastrar-se no Registrato, do Banco Central, e no CPF Seguro, para monitorar movimentações financeiras e prevenir fraudes com dados pessoais.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.