A Bahia será o primeiro estado brasileiro a instituir um Comitê Institucional da Política Pública de Juventude (Coijuve). O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a criação do órgão nesta terça-feira (10), ressaltando que o comitê integrará políticas de diversas áreas, como educação, cultura e habitação. A publicação oficial da criação será feita no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11).
“Queremos demarcar esse espaço, trazendo as secretarias para colaborar na implementação das pautas das juventudes”, destacou Jerônimo Rodrigues, referindo-se ao alinhamento com a política nacional do presidente Lula. O comitê, vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), terá representantes de 28 órgãos estaduais e atuará na gestão e articulação de programas voltados para a juventude.
O coordenador de políticas para a juventude, Nivaldo Millet, comemorou a criação do comitê, destacando a importância de dar “vez e voz” aos jovens na formulação de políticas públicas. “O Comitê garante a nossa participação nas agendas que são construídas por todas as secretarias de governo”, afirmou Millet. O Coijuve terá como atribuição monitorar e propor ações que respondam às demandas da juventude, integrando diversos setores do governo.