Search
Close this search box.

Governo descarta horário de verão em 2024, mas considera retorno para 2025

Ministro de Minas e Energia aponta estabilidade hídrica e viabilidade de avaliação futura

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será adotado em 2024. A decisão foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa após reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período,” afirmou Alexandre, reforçando que as condições de segurança energética estão asseguradas.

O ministro destacou que, embora o país enfrente sua maior seca registrada, a matriz energética hidrelétrica conseguiu manter a resiliência necessária graças ao planejamento anual. Ele sugeriu que a possibilidade de retorno do horário de verão seja reavaliada para o ciclo de 2025/2026, considerando sua eficácia em cenários específicos. “É importante que esta política seja sempre considerada, tanto pelo impacto no setor elétrico quanto na economia”, acrescentou.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931 e, após uma suspensão em 2019, chegou a ser cogitado novamente este ano para enfrentar a crise hídrica. No entanto, segundo Alexandre Silveira, a implementação neste momento não ofereceria benefícios significativos, pois os meses de maior custo-benefício já passaram, e o tempo de adaptação seria curto.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.