O Governo do Estado voltou a discutir nesta sexta-feira (19) as demandas apresentadas pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), e por lideranças empresariais e comerciais do município. A reunião, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ), contou com a presença dos secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, que atualizaram o andamento dos pedidos e apresentaram as respostas formais do Estado. Também participaram do encontro os deputados Euclides Fernandes (PT) e Hassan Iossef (PP).
Entre as solicitações de maior relevância está a construção de um aeroporto regional, inicialmente previsto para o Entroncamento de Jaguaquara. A área, no entanto, foi descartada por questões técnicas relacionadas à direção e à intensidade dos ventos, fatores que podem comprometer a segurança das operações. Para dar continuidade ao projeto, uma nova equipe técnica será enviada a fim de realizar estudos complementares e identificar outro local que atenda às exigências da aviação civil.
Outro ponto debatido foi a criação de um novo centro industrial para Jequié, já que o atual distrito não possui mais espaço para expansão, o que limita a chegada de novas empresas. O secretário Ângelo Almeida orientou que o município busque uma nova área para implantação do projeto, considerado estratégico para atrair investimentos e ampliar a geração de empregos na região.
De acordo com uma fonte presente à reunião, em um determinado momento o prefeito Zé Cocá demonstrou insatisfação com o ritmo moroso das tratativas. Vale ressaltar que em declarações recentes, o gestor chegou a condicionar apoio à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT), em 2026, à agilidade no atendimento das demandas locais. Pela sua posição de liderança regional, Zé Cocá também é alvo de articulações da oposição, que busca conquistar seu apoio político.
Entregas e promessas
Desde janeiro, Jequié já recebeu uma série de entregas do governo estadual. Entre elas, estão a instalação de um novo Comando Regional da Polícia Militar, a entrega da primeira etapa da requalificação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), a modernização do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, a inauguração da nova Delegacia de Furtos e Roubos e a entrega de 95 unidades habitacionais. Na área da saúde, o município recebeu reforços estruturais no Hospital Geral Prado Valadares, incluindo um novo laboratório e espaço administrativo.
Entre as intervenções previstas para a cidade estão obras já em execução e outras ainda em fase de planejamento, como a duplicação das avenidas Ulisses Coelho Lima e Octávio Mangabeira, as drenagens nos bairros KM 3, KM 4 e Mandacaru, a segunda etapa da requalificação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG) e a reurbanização do campus da Uesb. Considerando as entregas já realizadas e os projetos em curso ou projetados, o volume de investimentos do Governo do Estado no município ultrapassa R$ 300 milhões apenas neste ano.