O Governo da Bahia reforçou nesta segunda-feira (28) o enfrentamento à seca que atinge o Norte do estado, com a entrega de cinco retroescavadeiras e seis carros-pipa para os municípios de Abaré, Rodelas, Chorrochó, Santa Brígida, Macururé e Curaçá. A ação, realizada no Centro Administrativo da Bahia, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e destinou R$ 2,7 milhões em recursos, fruto de parcerias com o Governo Federal e emendas parlamentares.
Segundo o governador, a medida é emergencial diante da falta de água até para necessidades básicas. “Já não se tem água para fazer comida, tomar banho, para molhar uma horta. É um momento muito sério e delicado”, afirmou. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) coordena a iniciativa, que atenderá mais de seis mil famílias e ajudará pequenos criadores a manter seus rebanhos.
O prefeito de Macururé, Bergue de Josias (PCdoB), ressaltou a gravidade da situação e a importância dos equipamentos. “Nossa região já foi classificada como árida e a situação hoje é muito crítica”, disse. A retroescavadeira será usada na limpeza de aguadas e o carro-pipa no abastecimento de comunidades rurais. O governo também anunciou a distribuição de milho para alimentação dos rebanhos, atendendo uma das principais demandas dos produtores.
A previsão é que mais de 200 municípios sejam atendidos com novas ações emergenciais, incluindo cessão de equipamentos, instalação de poços artesianos e distribuição de 250 mil sacas de milho. “Hoje quase 100 municípios já têm estado de emergência decretado e outros estão solicitando apoio”, informou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso, destacando que R$ 26,1 milhões serão investidos para mitigar os efeitos da estiagem na Bahia.