O Governo da Bahia anunciou planos para transformar o Terminal Portuário Miguel de Oliveira, localizado no Porto de Aratu, em Candeias, em um porto verde de padrão mundial. A iniciativa foi discutida nesta quinta-feira (22) durante uma reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e representantes de quatro empresas chinesas, incluindo a Yantian Port Group, Cosco Shipping, BYD Auto, e CCCC Water Transportation Consultants. A comitiva também contou com a participação de técnicos da SDE, Bahiainveste, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Codeba.
Segundo o secretário Angelo Almeida, a Bahia está bem posicionada para liderar a transição ecológica global, com 94% de sua matriz energética já sendo limpa. “Queremos ter um porto verde, no padrão mundial de liderança neste segmento. Nossa intenção é gerar emprego e renda, e o Governo da Bahia não medirá esforços no sentido de construir e colaborar com a construção de um consórcio com o governo e empresas chinesas”, declarou Almeida.
Qiao Hongwei, vice-presidente da Shenzhen Port Group, destacou a importância do porto para a economia regional e o compromisso com a parceria sino-brasileira. “Queremos ajudar no desenvolvimento da economia regional e tornar esse negócio um exemplo de parceria entre China e Brasil”, afirmou.
Ataíde Oliveira, diretor de Administração e Finanças da Bahiainveste, enfatizou o amplo impacto do projeto, que vai além da produção industrial para incluir desenvolvimento educacional e em outros setores. “Estamos preparados para ajudar a compreender os eventuais obstáculos e a forma de superá-los”, disse Oliveira.
A reunião foi seguida de uma visita técnica ao Terminal Portuário Miguel de Oliveira, onde os participantes puderam avaliar as condições do local e discutir os próximos passos para a implementação do projeto.