Foto: Divulgação/Sesab
O Governo da Bahia apresentou a prefeitos e representantes do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão a proposta de estadualização do Hospital Municipal de Caetité, visando ampliar o funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que atende 19 municípios. A iniciativa, conduzida pelas secretárias da Saúde, Roberta Santana, e de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, busca integrar a unidade à rede própria estadual, com gestão indireta e regulação pela Central Estadual.
Segundo Roberta Santana, o foco é ampliar a assistência e assegurar atendimento integral ao paciente oncológico. “Essa proposta tem o objetivo de viabilizar não só a quimioterapia, mas a amplitude de serviços, inclusive ortopédicos, de endoscopia, colonoscopia, serviços de cirurgia oncológica, dando a integralidade do cuidado ao tratamento do câncer”, explicou. O projeto prevê UTI adulto, cirurgias, urgência e emergência, exames de imagem, laboratório, fisioterapia e procedimentos por vídeo, com atendimento exclusivo a pacientes oncológicos referenciados.
A proposta será apreciada pela Câmara de Vereadores de Caetité, que sinalizou apoio. “Estamos juntos lutando para uma Saúde melhor na nossa região e hoje estamos vendo as portas se abrirem”, disse o prefeito Valtércio Aguiar. Adolpho Loyola reforçou a articulação interfederativa. “O Governo do Estado tem compromisso em construir políticas públicas de forma colaborativa, com diálogo e respeito às necessidades de cada território”, afirmou. A reunião contou com a presença de 23 prefeitos da região.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br