Search
Close this search box.
,

Governo da Bahia lança Plano Safra para agricultura familiar e entrega máquinas e equipamentos agrícolas

Iniciativa visa fortalecer a economia rural e melhorar a segurança alimentar

Foto: Thuane Maria/GovBA
Foto: Thuane Maria/GovBA

Na noite desta quinta-feira (4), o Plano Safra 2024/2025 para a Agricultura Familiar baiana foi lançado durante evento no Parque de Exposições, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, estiveram presentes, acompanhados de autoridades locais.

O Plano Safra tem como objetivo oferecer linhas de crédito acessíveis e incentivos para práticas agrícolas, melhorando a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da política de crédito: “O Governo Federal contabiliza o que o agricultor familiar toma de empréstimo a cada ano e faz uma estimativa do que pode disponibilizar, organizando a partir daí taxas de juros melhores, tempo em que o agricultor possa produzir e pagar, e ainda em quais culturas o Governo Federal tem interesse em financiar.” Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O programa inclui o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), oferecendo crédito facilitado para agricultores familiares, mulheres, jovens, indígenas e quilombolas. O valor total destinado ao programa é de R$ 76 bilhões, um aumento de 43,3% em relação à safra 2022/2023. O ministro Paulo Teixeira ressaltou: “Não é só o volume de recursos. Apresentamos a diminuição de juros para favorecer ainda mais o agricultor. Para aquele agricultor que não consegue oferecer garantias, tem aí agora o fundo de aval para avalizar a entrada dele no Plano Safra.”

Durante o evento, foram entregues diversas máquinas e equipamentos para prefeituras, associações e cooperativas de agricultura familiar, incluindo tratores, microtratores, máquinas forrageiras e tanques pipa. Essas entregas visam fortalecer a infraestrutura agrícola e melhorar as condições de trabalho dos agricultores baianos.

A longo prazo, o Plano Safra deve gerar um impacto significativo na vida dos agricultores, promovendo aumento na produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais. O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou: “É essencial que o povo tenha alimento no prato, e alimento de qualidade. Identificamos uma diminuição da pobreza no meio rural onde há política pública associada à agricultura familiar.” Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O evento também contou com a participação do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, que sublinhou a integração das ações do Governo Federal com as do Estado da Bahia, destacando “investimentos que ultrapassam R$ 70 milhões destinados diretamente à agricultura familiar baiana”.

Vejo fotos do evento:

 

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.