Com foco na garantia da segurança e da tranquilidade de baianos e turistas durante a estação mais festiva do ano, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou, nesta quarta-feira (4), a Operação Verão 2024/2025. Durante o ato, no Jardim dos Namorados, em Salvador, houve uma exposição de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e uma simulação de salvamento. Foram entregues, ainda, viaturas, armamentos e equipamentos para as forças de segurança do estado.
“É uma ampliação das nossas forças para garantir um verão tranquilo. Durante o verão, as pessoas estão de férias, as famílias circulam mais, viajam mais, tem muitos turistas chegando ao estado. Uma agenda de segurança pública, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Civil e Polícia Militar, mas temos, também, uma agenda de turismo, temos uma agenda de saúde, afinal de contas, toda a estrutura se mobiliza para receber as pessoas”, pontuou o governador.
A Operação Verão é realizada anualmente, visando coibir a criminalidade e, ainda, com o objetivo de promover ações de conscientização e prevenção, garantindo que baianos e turistas possam desfrutar das belezas do estado com segurança. A intensificação do policiamento vai alcançar áreas turísticas e as praias, em especial nos finais de semana e feriados.
Aproximadamente 9500 policiais militares, 800 bombeiros e 2892 policiais civis, além de profissionais do DPT, vão atuar, em regime de serviço extraordinário, até 6 de abril de 2025. O reforço no efetivo vai ser feito com a presença de agentes de unidades do interior e, também, policiais que estão de folga, com pagamento de plantões extras, o que representa R$ 7,2 milhões.