publicidade

Governo da Bahia lança licitação para restaurar 23 casarões no Centro Histórico de Salvador

Outra frente de preservação anunciada é a restauração do telhado do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa D’Ávila

Casarões Pelourinho|Governo da Bahia - Restauração de casarões

Foto: Divulgação|Foto: Divulgação

O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), publicou na última terça-feira (9), uma licitação para elaboração de projetos de reabilitação e restauro de 23 casarões no Centro Histórico de Salvador. Os imóveis, tombados pelo Iphan e reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco, serão destinados a habitações de interesse social e residências universitárias.

A iniciativa faz parte da parceria Bahia-Brasil e contará com recursos de R$ 1 milhão do Novo PAC. “Esse trabalho em conjunto entre o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente Lula e o ministro Rui Costa tem garantido investimentos fundamentais, que unem preservação da memória, inclusão social e geração de oportunidades”, afirmou José Trindade, presidente da Conder.

publicidade

Segundo Trindade, a presença do governo no Centro Histórico da capital baiana fortalece a ocupação social e econômica da região. Ele lembrou que recentemente foram entregues 62 unidades habitacionais no residencial Vila Nova Esperança, antiga Rocinha, em projeto que combinou novas construções ao restauro de casarão histórico.


Além de moradia para população de baixa renda, os projetos vão incluir estudos técnicos detalhados e diagnósticos estruturais, com atenção especial às fachadas históricas. A empresa vencedora terá 120 dias, a partir da ordem de serviço, para entregar os projetos executivos.

publicidade

Restauração do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa

Outra frente de preservação anunciada é a restauração do telhado do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa D’Ávila, também em Salvador. O complexo, fechado após riscos estruturais identificados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), receberá investimento de cerca de R$ 3 milhões, viabilizado por emenda da deputada Lídice da Mata.

Com prazo de até oito meses, as obras vão recuperar as áreas comprometidas e garantir a segurança da edificação e do acervo. O museu possui 5.250 m² de área construída em um terreno de 8 mil m², abrigando um dos mais importantes acervos sacros do país.

publicidade

Os editais completos das duas licitações estarão disponíveis no site da Conder (conder.ba.gov.br) a partir desta sexta-feira (12). A abertura do certame está marcada para o dia 17 de novembro.

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade