O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quarta-feira (4), a publicação do edital de chamamento público para a seleção de organizações que integrarão o projeto Coletivos Bahia Pela Paz. O edital será publicado nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial do Estado. A iniciativa faz parte do programa Bahia Pela Paz e terá atuação inicial em nove municípios baianos com altos índices de violência.
“Esses coletivos vão trabalhar de forma integrada com saúde, segurança pública e cultura para fortalecer a comunidade, gerando emprego, inclusão social e promovendo a paz”, explicou Jerônimo Rodrigues. O projeto dará prioridade a jovens de 13 a 29 anos que vivem em comunidades impactadas pela violência, oferecendo atenção psicossocial, além de oportunidades de emprego e educação.
Na primeira fase, o programa será implementado em Camaçari, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador, Feira de Santana, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Valença. Denise Tourinho, coordenadora da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, destacou que a iniciativa busca aproximar o poder público de jovens em situação de vulnerabilidade. “Vamos oferecer acompanhamento psicológico tanto para os jovens quanto para suas famílias, além de conectá-los a oportunidades concretas de inclusão social”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, destacou que o sucesso do programa depende de ações sociais que ofereçam perspectivas reais à juventude, além do combate à criminalidade. “Não basta enfrentarmos o crime organizado sem dar aos jovens perspectivas de emprego, lazer e educação”, alertou.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Além do lançamento do edital, outras ações do programa Bahia Pela Paz incluem investimentos em segurança pública, como a aquisição de novas viaturas, equipamentos de tecnologia e a contratação de policiais. O sistema de reconhecimento facial da Bahia, por exemplo, já resultou na captura de 586 foragidos da Justiça até agosto deste ano.