O Governo da Bahia tem investido na construção e requalificação de escolas estaduais, impulsionando a geração de empregos e movimentando a economia. Somente em 2024, foram realizadas 376 obras, totalizando R$ 954 milhões em investimentos e criando 11.894 postos de trabalho diretos e indiretos.
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“Os investimentos têm um impacto muito positivo não somente nos estudantes, professores e na comunidade escolar, como também na vida das pessoas que moram nas cidades onde estão sendo executadas as obras”, destacou Afonso Requião, coordenador da Secretaria da Educação.
As obras são realizadas em parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Segundo Roberto Elgaid, diretor da Conder, “além da ampliação da infraestrutura escolar, as construções fortalecem a economia local ao gerar empregos diretos e atrair novos negócios”.
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No Colégio Estadual Duque de Caxias, na Liberdade, em Salvador, o investimento de R$ 21,8 milhões resultou na contratação de 40 trabalhadores do bairro. “Uma obra dessa proporção impacta diretamente na vida de várias pessoas”, afirmou o engenheiro responsável, Herberto Passos.
A construção do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria Edite Vieira Gusmão, em Jucuruçu, é outro exemplo do impacto dessas ações. Com um aporte de R$ 10,1 milhões, a obra gerou empregos para 35 moradores, como Filipe de Souza, que conseguiu seu primeiro trabalho e já foi promovido a pedreiro. O comércio também foi beneficiado.
“Fornecemos praticamente todo tipo de material para a obra. Isso fez aumentar ainda mais as vendas e o lucro da loja. Além disso, a mão de obra é quase toda da cidade, tanto que até meu irmão foi contratado como ajudante”, afirmou Jocimar Nunes, gerente de um depósito de construção da cidade.
A expectativa é que novos projetos continuem a fortalecer a economia baiana. Segundo a Secretaria da Educação, há mais obras em andamento e outras em fase de licitação, consolidando o impacto positivo da construção e modernização das escolas não apenas para a rede de ensino, mas para toda a comunidade local.