Com muita música e declamação de poemas, o CineTeatro 2 de Julho, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), foi reinaugurado nesta segunda-feira (26) pelo governador Jerônimo Rodrigues. O teatro, localizado no bairro da Federação, em Salvador, passou por uma reforma completa, que incluiu modernização, ampliação e novos equipamentos tecnológicos.
“Estamos fazendo isso em todos os municípios com a escola com teatro. É desse padrão, bonito e, claro, aqui é mais profissional, mas eu acho que será uma boa oportunidade para a gente poder preparar, capacitar, trazer as pessoas, os estudantes, os professores, para que daqui a gente possa formar profissionais”, afirmou o governador durante a inauguração.
O espaço multiuso, que agora comporta 170 pessoas, está preparado para receber uma variedade de eventos, como apresentações musicais, peças teatrais, seminários e outros. A requalificação do teatro, fundado há mais de 50 anos, foi realizada com um investimento de R$ 9 milhões e durou um ano e meio. As melhorias incluem isolamento acústico, sistema de iluminação, refrigeração, sonorização, além de novos camarins, sanitários e uma recepção renovada. Um projetor de cinema de alta qualidade e a maior tela de projeção retrátil da Bahia também foram instalados.
“O mais emocionante é ver o povo agora entrando nesse espaço. Vamos receber crianças, jovens, adultos e idosos que vão se emocionar com filmes, shows de música e peças de teatro. Quem vier pra cá vai ver a qualidade desse espaço público”, celebrou Flávio Gonçalves, diretor do Irdeb.
O CineTeatro 2 de Julho, fundado em 1969 e reformado anteriormente em 2000, é uma homenagem aos heróis da independência da Bahia e do Brasil. A secretária de Educação, Rowenna Brito, destacou a importância do espaço para a educação: “Ter um espaço como esse, modernizado, vai possibilitar que a gente construa agendas da educação casadas com a cultura. A gente potencializa, cada vez mais, ciência e educação chegando para quem mais precisa.”