A agricultura familiar do Portal do Sertão viveu um momento histórico nesta terça-feira (23), em Feira de Santana, com a entrega de 69 títulos de terra a famílias de 14 municípios baianos. A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e integra o Programa Minha Terra Legal – Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Para os beneficiados, o documento representa mais que propriedade: é um passaporte para novas oportunidades. “É muito importante essa documentação, principalmente para o acesso e a segurança dos direitos e às políticas públicas, tanto municipal, quanto do governo estadual. Então é muito importante que todos os agricultores familiares se mobilizem juntamente com sua comunidade porque o município só tende a crescer”, afirmou a agricultora Jurema Matos Silva, de Tanquinho.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou o impacto da medida. “Cada título entregue representa segurança jurídica, acesso ao crédito rural e possibilidade de investimentos para as famílias agricultoras. A regularização fundiária é um instrumento estratégico para fortalecer a agricultura familiar e apoiar o desenvolvimento sustentável dos territórios”, disse. A entrega reforça o compromisso do Estado em valorizar quem vive e produz no campo.