O governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (23), 25 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) durante uma cerimônia realizada no quartel da corporação, situado na região do Iguatemi, em Salvador. O investimento totalizou R$ 5,3 milhões na aquisição de caminhonetes que visam aprimorar as atividades de fiscalização e vistorias desempenhadas pelo CBMBA, em um momento marcante às vésperas do aniversário de 129 anos da instituição, celebrado no próximo dia 26 de dezembro.
O ato simbólico não apenas representa um marco de investimento em equipamentos modernos, mas também ressalta a importância dos bombeiros diante das condições climáticas adversas enfrentadas em todo o mundo. Jerônimo Rodrigues, durante a entrega das chaves dos veículos aos comandantes de diversas unidades, enfatizou a necessidade crescente da atuação dos bombeiros diante das variações climáticas. “Uma parte da Bahia passa por estiagem, outra parte por problemas causados por excesso de chuva, e a corporação está presente em ambos os momentos”, destacou o governador.
Além de destacar a entrega das novas viaturas, o governador também fez menção aos investimentos anteriores em equipamentos e no chamamento de efetivo em 2023, reconhecendo o papel desempenhado pelos bombeiros na sociedade. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini, ressaltou que os novos veículos irão modernizar e diversificar a frota da corporação, aumentando a capacidade operacional e facilitando deslocamentos para atender às demandas de prevenção e fiscalização. “Esses veículos serão essenciais para manter a segurança contra incêndios em dia na capital e no interior, garantindo maior agilidade e eficiência às atividades da corporação”, enfatizou o coronel Marchesini.
Prevenção e combate
Os veículos vão fortalecer as ações de combate e prevenção de incêndios, e dar apoio a programas como Bahia sem Fogo, Bahia Sem Fome e ações demandas por enchentes, que exigem uma logística robusta e efetivo máximo, inclusive o serviço administrativo, em apoio ao Sistema de Comando de Incidentes – SCI e suas seções de operações, logística e planejamento. Ainda serão usadas para transporte de técnicos e equipamentos em viagem.
Além de unidades localizadas em Salvador e região metropolitana, também foram contemplados os municípios de Ilhéus, Barreiras e Feira de Santana. O coronel Lanusse Araújo Andrade, do Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI), recebeu nove caminhonetes. Para ele, investimentos como este demonstram a relevância desses equipamentos para uma melhor atuação dos profissionais. “São veículos que vão facilitar o deslocamento, viaturas 4×4, de grande porte, que serão utilizadas nas operações de fiscalização e vistorias técnicas, sendo de grande utilidade para trabalhos de prevenção”, pontuou.
Aprimoramento
Como parte do processo de fortalecimento do CBM, o coronel Adson Marchesini anunciou a criação de um curso de pós-graduação em Desastres, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), para a capacitação e aprimoramento da tropa.
Estavam presentes o vice-governador, Geraldo Júnior, o sub-secretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, e o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Heber Santana.