O Governo da Bahia e a Petrobras anunciaram, nesta segunda-feira (9), um acordo de R$ 188 milhões para a conversão de multas ambientais em ações socioambientais no estado. O governador Jerônimo Rodrigues e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, firmaram o Termo de Compromisso Socioambiental, que destina parte dos recursos ao Fundo Estadual de Meio Ambiente e a projetos de conservação na Baía de Todos os Santos.
“A Petrobras é um patrimônio nosso. Nós queremos nos colocar à disposição para ajudar nessa reconstrução”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, que destacou o diálogo com o governo federal para promover o reinvestimento na Bahia. O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, celebrou o acordo e enfatizou: “Investiremos em melhorias técnicas, de monitoramento, em nossa Baía de Todos os Santos e em unidades de conservação”.
O valor do acordo será aplicado em ações como saneamento ambiental, consolidação de territórios protegidos e fortalecimento da governança ambiental. Do total, R$ 47 milhões serão destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente, garantindo mais recursos para a preservação ambiental no estado.