Bahia lidera produção de energia renovável no Brasil e ultrapassa 10 GW em geração eólica

Estado se consolida como referência nacional em energia limpa com R$ 100 bilhões em investimentos e mais de 160 mil empregos gerados

Bahia retoma liderança nacional na geração de energia eólica
Foto: Ascom/SDE
Foto: Ascom/SDE

O Governo da Bahia tem se destacado como líder na produção de energia renovável, com investimentos significativos na transição energética. Atualmente, o estado conta com 441 usinas em operação, suficientes para abastecer 28 milhões de residências, com destaque para o setor eólico, que ultrapassou 10 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Em 2024, o estado obteve o melhor desempenho na geração de energia elétrica a partir da fonte eólica, com 23% da expansão da matriz nacional. A geração solar também tem se expandido, com 2,4 GW de potência e 79 usinas em operação, representando 17% do total nacional. Esses resultados positivos são reflexo do trabalho contínuo do Governo na atração de empresas do setor e no incentivo à geração de energia limpa.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), mais de R$ 100 bilhões já foram investidos na produção de energia renovável no estado, gerando mais de 160 mil empregos.

“A Bahia desempenha o seu papel fazendo investimentos robustos em novas usinas. Estamos em uma condição estratégica bastante favorável para mantermos a liderança em energia eólica. Quanto à solar, temos a possibilidade de ainda avançarmos muito por conta do fator de capacidade de irradiação, conferido sob diversas medições por ano. Podemos dizer que estamos na posição de liderança na produção de energia renovável híbrida: eólica e solar”, afirmou o secretário da SDE, Angelo Almeida.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.