Na manhã desta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado por uma comitiva baiana, esteve em Barcelona, na Espanha, onde conheceu de perto o avançado tratamento com terapia celular, conhecido como Car-T Cell, uma das maiores revoluções da ciência no combate ao câncer, especialmente os tipos hematológicos. A visita à Universidade e ao Hospital das Clínicas de Barcelona marcou o início das tratativas para a transferência de tecnologia e a possível aplicação desse tratamento inovador na Bahia.
O Car-T Cell direciona-se especificamente aos cânceres hematológicos, como leucemia, linfomas e mielomas, que apresentam alta recorrência. O método utiliza células de defesa do próprio paciente, os linfócitos T, modificadas geneticamente para atacar as células cancerígenas. O resultado é uma terapia personalizada e altamente eficaz. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O governador Jerônimo Rodrigues expressou seu interesse em trazer essa tecnologia para a Bahia, afirmando: “O hospital já desenvolve, de forma avançada, o tratamento Car-T Cell, e nós viemos aqui, hoje, ver a possibilidade de levar esse tipo de serviço para o estado da Bahia.”
O pesquisador e médico Álvaro Urbano, chefe do setor de terapia celular do hospital em Barcelona, apresentou os resultados promissores do tratamento, destacando que aumenta significativamente as atividades contra o câncer, em cerca de 90%.
A iniciativa do governo baiano é inovadora, sendo a primeira vez que um governo estadual brasileiro busca ativamente parcerias para a implementação de terapia celular. Marco Aurélio Salvino, professor da Universidade Federal da Bahia e coordenador de pesquisas com terapia celular no Brasil, elogiou a atitude do governador, ressaltando a importância dessa busca ativa por alternativas no combate ao câncer. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Durante a visita, a comitiva baiana também se reuniu com o diretor-geral do Hospital das Clínicas de Barcelona, Josep Maria Campstol, que avaliou a cooperação com o governo da Bahia como de “grande potencial”.
Além do governador, participaram da agenda a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida; o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães; e uma delegação baiana do Senai/Cimatec, composta por Walter Pinheiro, Leone Andrade e José Luis Gonçalves de Almeida.