O Governo da Bahia assinou, nesta quinta-feira (5), um protocolo de intenções com a TAP Air Portugal para a criação de uma nova rota aérea direta entre Salvador e a cidade de Porto, em Portugal. O acordo, firmado durante uma reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, tem como objetivo atrair mais turistas europeus e impulsionar o turismo e a economia do estado. A nova rota está prevista para começar a operar em 2025.
“O protocolo da nova rota Porto-Salvador vai impulsionar o turismo, atrair mais visitantes europeus e gerar mais oportunidades para a nossa gente. Um avanço que beneficia não só o turismo, mas toda a economia baiana”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues durante a assinatura.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, destacou a longa relação da TAP com o estado e afirmou que estudos serão realizados para viabilizar a nova rota. “A TAP voa para a Bahia há mais de 40 anos. Começamos com dois voos semanais e hoje operamos voos diários para Lisboa. Agora, vamos ampliar essa conectividade com Porto e, em 2025, voltamos a conversar para dar início aos voos diretos”, explicou Bacellar.
Segundo dados da Embratur, Portugal foi o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para a Bahia nos últimos sete meses, com 8.576 visitantes, representando um crescimento de 11,65% em relação ao ano anterior. O CEO da TAP, Luís Rodrigues, também destacou o potencial da nova rota, mencionando que a região Norte de Portugal e a Galícia, no Norte da Espanha, têm grande interesse pelo Nordeste do Brasil e pela Bahia em particular.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Atualmente, a Bahia já possui voos diretos para Lisboa, Madri e, a partir de outubro, para Paris. A nova rota Porto-Salvador promete aumentar ainda mais o fluxo de turistas europeus, reforçando a importância do estado como destino turístico internacional.